segunda-feira, 30 de março de 2020

Quarentena: Qual é a hora certa de voltar a postar nossas festas?

Helloooooooooooooo Psicoparty, Bom dia amigos!!!! Gente, ontem foi um dia particularmente sofrido pra mim. Não sei vocês mas os sábados e domingos trancada dentro de casa são os mais desesperadores porque a nossa rotina é muito diferente nesses dias. Geralmente estamos na correria, carregando carro, descarregando, montando, desmontando, postando stories e festas lindas. Ai a gente se vê de pijama, no sofá, sem rumo... É triste pra todos nós, você não está sozinho! Por outro lado, ontem a noite fiquei muito feliz pois comecei a receber mensagens de dezenas de colegas que leram meu texto anterior: "A tortura psicológica da quarentena". Todas me agradecendo e dizendo que também se sentem na mesma situação e que de alguma forma eu consegui dar um alivio e conforto aos seus corações. Gente paaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaara tudo, nesse momento de confinamento em que estamos todos com o psicológico destruído, receber essas mensagens foi tão gratificante que vocês não fazem ideia de como também me ajudaram. É uma via de mão dupla! E eu agradeço muito à você, que leu, que me mandou mensagem, que começou a me seguir, que compartilhou o texto!!! Amigos de longas datas e novos amigos! Vocês deixaram o meu domingo muito mais alegre! Então, seguindo os conselhos e pedidos de "não pare de escrever" e "você nos representa", vai ai mais uma reflexão que imagino que também tem tirado o seu sono. Qual é a hora certa de recomeçar a postar as festas? Não sei o que você pensa a respeito mas eu me deparei com algumas situações. Alguns instas que continuaram com suas postagens normalmente como se nada estivesse acontecendo (negam o "fim do mundo"), alguns pararam totalmente como se o mundo tivesse de fato acabado ("esse entrou em pânico"), alguns que mudaram as postagens de festas por mensagens de apoio e auto ajuda (essa sou eu - sorry). Não vou comentar os demais porque não é o meu caso e eu não sou de comentar a vida alheia (tá, confesso... às vezes comento sim). Mas o que aconteceu na minha cabeça? Você já vivenciou uma grande perda? Já passou pelo LUTO? Eu já, algumas vezes! Eu estava de LUTO! Pausa pra uma pequena ajuda do Google: Quais são as fases do Luto Emocional? Negação. Esse momento é marcado pela dificuldade em acreditar que o fato realmente aconteceu. ... Raiva. ... Negociação. ... Depressão. ... Aceitação. ... Não se culpe. ... Adapte-se à nova rotina. ... Desenvolva sua Inteligência Emocional. Eu hoje posso te dizer que estou me adaptando a nova rotina... e você? Não tinha como eu pular as etapas anteriores porque o meu trabalho é visceral, é emocional... não represento uma multinacional cheia de padrões a serem replicados, não sigo receita pronta. Então eu precisei de fato seguir cada uma das etapas do luto pra digerir melhor tudo isso e entender como isso está afetando diretamente a minha vida e o meu futuro. E paralelamente eu não queria "envolver" minhas clientes nesse momento tão pesado, tão triste... não achava justo postar uma festa linda quando meu coração estava tão dilacerado pelas outras mães que precisaram adiar seus sonhos. A sensação que eu tinha era que estaria mostrando picanha pra cachorro faminto (posso trocar o cachorro pelo meu marido que está a poucos passos de fazer uma churrasqueira no vaso da varanda). Você me entende? É como consolar a melhor amiga que acabou de tomar um pé na bunda mostrando a foto do crush que você conheceu hoje no Tinder. Porque quando a gente está sofrendo a gente não quer ninguém esfregando a felicidade na nossa cara! Quer? Mas na verdade o que vejo hoje é que não é só o meu cliente que precisa estar pronto pra ver, sou eu que preciso estar pronta pra mostrar!!! Porque nós temos sim muito medo dos prejulgamentos e da postura que a "nossa empresa" adota mas nosso maior inimigo somos nós mesmos, é a nossa consciência! Então hoje eu acordei com esse pensamento. Que é hora de recomeçar, voltar a minha rotina de postagens e levar um pouco de alegria e esperança pras minhas clientes que estão esperando para realizar seus sonhos assim que tudo se normalizar. Porque sim, vai normalizar e quando isso acontecer eu quero estar com a minha vida emocional e profissional em dia, sem ressentimentos e nem arrependimentos. Ah entendi Mary, então tá liberado postar fotos de festas a partir de hoje? Não... Escute o seu coração, faça o que ele te mandar fazer, sofra tudo que tiver que sofrer, chore e reflita! Tenho certeza que quando você estiver pronta(o) você vai sentir e colocar pra fora todo amor que você tem aí guardado no peito! Hoje minha tarefa é ser feliz, é fazer as minhas clientes felizes e espalhar o vírus do bem!!! Quando você achar que chegou sua hora, vem comigo! Felicidade contagia! Um beijo enorme no seu coração! Com amor, Mary

Nenhum comentário: