terça-feira, 12 de julho de 2011

O que é criatividade após o Google?

Olá amigos da Sonho de Criança,

Tenho pensado muito acerca do que é ser criativo no mundo de hoje onde a informação é tão rapidamente acessível. Não é preciso mais esperar dias por notícias, nem mesmo comprar uma revista ou jornal para ficar bem informado, ir ao cinema para ver um filme ou comprar um cd para ouvir uma música.

A velocidade com que os fatos, novidades e ideias se espalham via internet chega a ser espantosa e acaba criando uma certa frustração nas pessoas ávidas por lançamentos. Pois, se você planeja uma festa hoje para daqui a 10 meses corre o risco de até lá o tema já estar batido, ou sua vizinha ter o mesmo acesso que você e fazer a mesma coisa 1 mês antes.

Outro dia, uma amiga me mandou um link de uma decoradora do RJ que disse ter inventado as festas personalizadas e que estava lançando moda, olhei o tal blog, e não tinha nada que eu não tenha visto em outros blogs, e, muito mais simples. Como fala uma coisa destas?

Uma decoradora da minha cidade fez uma decoração do chá das bonecas, toda inspirada em uma revista com a decoração da Ju Fraçoso. E disse pra todo mundo que as ideias foram todas dela!!!! Preciso ligar pra Ju pra avisá-la que tem uma irmã gêmea no ES. Por que não dá nome aos bois? Diz de onde veio a ideia. Não é pecado admirar o trabalho de outro profissional. Se saiu em uma revista era pra servir de inspiração para outras mães. Ou não?

As empresas de lembranças e brindes personalizados estão se matando. Coloca hoje na net e amanhã todos os concorrentes têm subitamente a mesma ideia e estranhamente até as mesmas fotos (isso é de doer)... e com decoração não é nada diferente. Por isso certa vez parei de postar fotos, o que descobri, depois de um ano, ser uma grande bobagem já que as fotos continuavam na mídia virtual através de fotógrafos, revistas e blogs pessoais, porém, sem a minha logo.

Neste contexto fico sempre tentando mudar uma coisa aqui e ali, para deixar as festas mais bacanas e surpreendentes. Já que todos os meninos terão uma festa de circo uma vez em suas vidas, que sejam circos diferentes. Se as meninas irão pedir princesas, que sejam abordagens diferentes. Ou só existe no mundo um livro de amor não correspondido? Uma música sobre saudade? Um sorvete de chocolate?

De cada 10 clientes que entram no meu escritório, 9 querem uma festa "diferente". Mas na verdade o que vejo são mães que dizem querer ser diferentes, mas que afunilam para um lugar comum, que preferem comprar um produto conhecido, a arriscar uma novidade. Que perguntam o que está se usando no momento, ao invés de dizer do que gostam, o que quererm e o que as torna mais felizes. Que dizem querer o diferente mas na verdade querem uma coisa que já viram em outra loja e contribuem para que todas as festas sejam iguais. Pois pedem pra um fazer o que o outro faz. E tem profissional (e como tem) que aceita.

Na verdade, não deveríamos ter medo de ser quem somos, de falar o que acreditamos e tentar, dentro de tão curto espaço de tempo, ser únicos. Na falsa tentativa de ser diferente, muitas vezes voltamos a ser iguais. Sem graça, sem opinião e sem nenhuma identidade. Vamos deixar nossa marca, e provar que valeu a pena viver!

Comecei este post como um desabafo, porque as vezes fico enjoada de tanta coisa parecida, tantas cópias... deve ser excesso de internet. RS! Até os textos dos sites e blogs são parecidos. Já repararam? No próximo post acho que mudarei, ao invés de dizer que agradeço a confiança da mãe, direi que agradeço o depósito que ela fez na minha conta mês passado. KKKKK Não, melhor não. Acho que é melhor fazer igual a todo mundo...

Bjs,
Mary

10 comentários:

Brinque Fest disse...

Mari,

Conforme vamos destrinchando suas palavras vai passando um filme na cabeça pelo qual somos todos coadjuvantes! O google ta ai, os blogs estão na moda, Festa Viva custa caro.
Mais e ai... Tentar ser original, ouvir as idéias das clientes e transformar seus desejos uma realidade é para poucos, a palavra P E R S O N A L I Z A D O é moda sem significado, ninguém presta atenção no tanto que esta palavra significa! Perder noites tentando imaginar como vai ficar a festa pronta, esperando para ver a reação da cliente que depois de pagar uma pequena fortuna se desmancha em prazer!!!
Olhar tudo que fazemos nas paginas da internet é simples, fácil, rápido e dolorido!
Fazer o que né minha amiga! Ser tão sincera e agradecer aos depósitos será mal visto pelas pessoas, ser a bruxa da história não faz parte da realidade de quem prefere viver um conto de fadas!

Adorei tudo que você escreveu!!!
Bjos

SOLARIS EVENTOS disse...

Mariana não fique chateada com a falta de caráter de diversos profissionais que estão no mercado. Se eu disser que na vida é assim mesmo soará como um clichê idiota. Infelizmente não há leis no Brasil que regulamentem de fato como crime o plágio e é na internet então que a situação é ainda mais grave. Organizo festas no interior do Maranhão e tenho o orgulho de dizer a vocês que na internet não há nada, mas nada igual ao trabalho que vcs fazem. Lindo. Diferente, soberbo. Nem mesmos nas revistas do ramo encontramos algo tão belo e criativo e olha que tem muito decorador que se mata para aparecer nestas publicações, sem merecer.Nunca esqueço a primeira vez que acessei o site da Sonho há alguns anos atrás. Meus olhos brilharam, meu queixo caiu e disse a mim mesma mesma que a beleza e a criatividade podiam sim andar juntas. Não há festa igual e a diferença está nos detalhes, assim como diabo rsrsrsrs. Vocês inspiram milhares de mães e decoradoras como eu e não tenho vergonha nenhuma de dizer que essa inspiração vem dessa equipe lá do Espirito Santo, fora do eixo Rio-São Paulo. Indico o site para todas. Minhas festas não ficam iguais, nem chegarão aos pés do que vocês produzem, mas tenho orgulho de acompanhar o trabalho de vocês e saber que o deus das decorações infantis existe. Que ele tem bom gosto e que acima de tudo isso é generoso porque divide o seu conhecimento e a beleza do seu trabalho com os mortais. Um beijo. Vocês arrasarão hoje, ontem e sempre, porque só quem é bom de verdade consegue ficar tanto no mercado.

Mariana Pacheco Rehen (Mary) disse...

Dani, é verdade. Acho que vc resumiu o sentimento de nós apaixonadas por festas. Vivemos um conto de fadas! Seja como decoradores, anfitriões ou meros espectadores! E amamos essa vida!

Mariana Pacheco Rehen (Mary) disse...

Ei querida, não fico mais chateada como ficava antigamente. Fico até lisongeada e sempre tento ajudar quem me pede (mas como diz o Luiz, não me peça projeto). Na verdade o sentimento está mais para indignada com aqueles que roubam os créditos, fotos... de quem realmente cria, nem comigo, digo com os profissionais em geral. Ninguém encena Romeu e Julieta dizendo que escreveu a história. Por que com festas precisa ser assim?
Mesmo no cd pirata, Marisa Monte continua sendo Marisa, tênis do Paraguai continua sendo Nike, e bolsa da 25, continua sendo Vitor Hugo. RS!!!!!
Mas este texto foi mesmo só para filosofar!!! Não levem tão à sério!
Bj grande!

Tutti-Frutti Festas disse...

Adorei!!!
Bjokas!!!
Sara

Dione disse...

Boa noite Mary!
Primeiro deixa eu me apresentar: Meu nome é Dione, estou entrando agora para o ramo de decoração de eventos (não só os infantis) e o seu trabalho sempre foi uma referência para mim! Comentei outro dia com a minha sócia, como você e sua equipe são criativos e me impressiona como a cada festa vcs ainda conseguem surpreender!!!O que foi aquela asa delta na festa RIO???! Tinha que estar em todas as revistas de festas infantis..rs
MAs quanto ao post, estou impressionada com as suas palavras...realmente vc disse tudo que penso nesse momento, e olha que só tenho 3 meses do lado de cá da área... O que mais me impressiona é isso, sites/blogs, colocarem fotos de outros sites que já são meeegaaa conhecidos, como se fossem deles... não remetendo os créditos. Enfim, fiquei ainda mais fã sua e da Sonho de Criança!!!
Beijos e depois mando por email o meu blog para vc conhecer. Fique com Deus!

Personalize Convites e Lembranças disse...

Mary,

Não sei porque, mas me encontrei aí no meio do seu desabafo...rsrs
Não é fácil trabalhar taaanto, horas a fio, madrugadas a dentro, abdicar de horas com a família, um fim de semana descompromissado e simplesmente pessoas que trabalham no mesmo local que você, atendem aos mesmos clientes, se apossam de algo que é seu e diz, sem o menor pudor: fui eu quem fiz (e ainda escreve que a "mamãe adorou"..kkkkk) . Não bastasse as fotos em blogs, estampamos outdoors gigantescos sem o nosso conhecimento!!
Obrigada por esse espaço.

Bj

Juliana disse...

É verdade Mary, infelizmente a falta de cárater das pessoas que se apoderam das ideais e de muitas outras coisas é um grande problema. Eu mesma adoro olhar seus trabalhos e me inspirar neles para criar as festinhas dos meus filhos. Claro que o que faco não chega nem perto do seu, pois são festinhas caseiras e nem tenho a pretensão de copiar uma festa que nem poderia pagar. É triste ter que conviver com pessoas que só copiam sem dar os créditos a quem realmente teve a ideia. Vou postar algumas fotinhas das festinhas que criei inspiradas no seu trabalho no meu blog se quiser dar uma espiada. Bjs

Anônimo disse...

MARY, SOU CLIENTE E ESPERO CONTINUAR SENDO, SUAS FESTAS SÃO UM SUCESSO NO BRASIL TODO E TODOS OS CHEQUES QUE DEI PARA SUA EMPRESA VALERAM!! MAS VOCÊ ANDA BRAVA DEMAIS!!SE VOCÊ NÃO ESTÁ AFIM DA CLIENTE É SÓ FALAR QUE TEM OUTRA FESTA NO DIA, E SE NÃO QUER AQUELA DOCEIRA É SÓ FALAR QUE NÃO TRABALHA COM ELA. EU E AS OUTRAS MÃES TE OBEDECEMOS COMO FILHAS BEM COMPORTADAS!!BEIJOS, AMO SUAS FESTAS, ACHO QUE ISTO BASTA!!

BEBE PYKENA LIBÉLULA disse...

CONCORDO CONTIGO QUANDO DISSE QUE AS DECORAÇÕES SÃO TODAS IGUAIS NA NET.É POR ISSO QUE AMO O SEU TRABALHO, ELE É DIFERENTE DO QUE ESTOU ACOSTUMADA VER NAS FESTA E NA NET. SOU UMA POBRE METIDA,KKK, GOSTO DE COISAS DIFERENTES DO QUE OS OUTROS COSTUMAM FAZER E SE EU TIVESSE GRANA, VCS SERIAM MEUS FUNCIONÁRIOS, POIS AS MINHAS FESTAS ERAM VCS QUE IRIAM INVENTAR, DIFERENTE DOS QUE OS OUTROS QUEREM, É CLARO!!!
BJS SUCESSO!!!