sábado, 28 de março de 2020

A tortura psicológica da quarentena

Hellooooooooooo Psicoparty!!!!

Tudo bem com você? Esse papo é para os meus amigos decoradores... é um desabafo!

Eu aqui estou bem, apesar de cansada e confusa com toda essa situação. Não aguento mais lives sobre o fim do mundo e nem aquelas que te ensinam a sobreviver ao fim do mundo. E vocês?

Parece que tem tanta receita de bolo fantástica e você não tem forno em casa. Tipo: você é um zero a esquerda!

Sou só eu ou você também tem a sensação que querem colocar a culpa em você?
Tenho assistido algumas pessoas (que eu até gosto) falando coisas tão cruéis, com argumentos tão rasos... que não sei bem se eles me acalmam ou me irritam ainda mais. Vi gente falando que se você não tem reservas, você não é uma empresa de sucesso! Sangue de jesus me segura senão vou dar um soco na cara!!!!!!!!!!!! Que empresa tem reserva pra se manter fechada meses???? O comércio tá quebrando parado apenas alguns dias... imagina meses. Sim, porque festa não é assim não, acabou a quarentena: OBAAAAA vamos retomar nossas agendas de onde paramos! Nosso setor foi o primeiro a sentir o baque e será o ultimo a sair do problema! As pessoas precisam se sentir seguras pra dar uma festa, não é como comer uma pizza no restaurante da esquina.

Como vocês que acompanham aqui no blog bem sabem eu já estou nesse mercado faz mais de 20 anos. Eu, a frente da empresa, desde 2000... Nestes anos eu já passei por tanta coisa (mudou moeda, congelaram a poupança, teve marolinha, crises e mais crises, guerras políticas, greve de polícia, alagamentos, greve de caminhoneiro, já fomos atropelados em plena carga, já fomos assaltados em plena montagem, já tive que chamar Samu no meio do dia, já nasceram muitos bebês e já enterrei entes queridos em dia de festa ... já tive que me reinventar tantas vezes...
Então eu me sinto no direito de te confortar nesse momento: a culpa não é sua!

Quem te vende curso dizendo que vai te "ensinar" a sobreviver e destacar no (novo) mercado, mente! Eles também não tem as respostas. Não acho que mentem por mal não (será?).... acho que a palavra certa seria "se iludem".

Sempre me fiz a mesma pergunta, acompanha meu raciocínio: se a receita fosse perfeita, teríamos em cada cidade, 30 decoradoras fodas, pois todas fazemos os mesmos cursos. Ou não? Tá!!! Aqui você pode me corrigir e dizer que tem muita gente que faz o curso mas não aplica o que aprendeu. Ponto pros cursos?!? Zero pra nós, que além de nos sentir culpadas, agora teremos que nos sentir burras.


Nos cursos agora a solução da vez é o mercado on line! Venda on line, faça mini kits... uai gente mas não foi outro dia que falaram que o mercado de eventos estava horrível justamente por conta dos "pegue e monte"? Agora vamos criar o "levo e monto". É isso mesmo? Imagina a seguinte situação: sabe aquela galera que lota grupos de festeiros? Imagina essa galera toda fazendo "levo e monto"? Se antes já tinha colegas vendendo o almoço pra comprar a janta, como será agora? Eu ouso tentar adivinhar que será um "levo, monto e janto na sua casa". Salve-se quem puder! Também podemos focar em dar mais cursos on line. O que acham? Bora criar mais 30 decoradoras fodas em cada cidade?
Tô te falando pra não fazer cursos? Não! De jeito nenhum. Quem sabe até eu comece a dar cursos kkkkkkkkkkkkkk Faça sim!!!! Tire o que de melhor você puder de cada um deles (porque tem gente muito boa nesse mercado). Mas se lá no final um vírus do capeta te pegar pela reta... não acredite que a culpa é sua. Porque não é!!!!

Acho que tá faltando humanidade! Piedade! Empatia!!!! É se colocar na situação do outro e assumir a sua parcela de culpa! Porque agora tem uma renca de decoradora com lhama em casa e não sabe o que faz com aquela porcaria!!! Porque somos "ensinadas" a investir, seguir tendência, estar atualizada! Ninguém me falou que eu precisava ter caixa pra sobreviver sem trabalhar 1, 2, 3 meses... Te ensinaram? Não estamos falando em capital de giro não... estamos falando em calamidade pública, recessão... E você sabe porque ninguém te contou isso? Porque isso espanta a clientela!Porque a grande maioria das novas decoradoras mal tem grana pra comprar um cilindro... parcela painel sublimado em 5x, compra curso on line parcelado no cartão do marido... Se a galera fala a real nos cursos, não teria alunos. Porque pra trabalhar com festas numa economia maluca que nem a nossa ou você precisa ter um bom capital pra investir (e tome lhama......) ou um bom capital pra te cobrir se necessário ou muita sorte! No nosso mercado, segurança não existe! Tem gente que começa do zero e tem sucesso? Sim, essas pessoas existem... mas o que eu vejo ai no mercado não é bem isso não... Eu posso te dizer que a minha empresa começou do zero, sem capital, com esforço de pessoas da mesma família, pelo pão nosso de cada dia... nós crescemos com nosso próprio suor, encolhemos quando entendemos que era necessário e estamos aqui até hoje... Pode ter sido sorte... sim, pode! Mas eram outros tempos!

Tá Mary, entendi. Mas o que você quer dizer com tudo isso? Eu quero só te dizer que você pode chorar, pode ficar puta da vida, pode se desesperar... pode tudo que você quiser!!!! Mas precisa arrumar forças (não sei de onde - e se você souber me conta) pra quando tudo acabar (sim, porque tudo acaba): RECOMEÇAR!!!! Porque pelo menos eu não penso em desistir, e você?

Não tô nem te dizendo que é pra você recomeçar com festas não, porque nosso mercado certamente será um dos mais devastados...(vai ser difícil vender as lhamas) é pra recomeçar a vida mesmo! Seja vendendo pastel de vento na feira, seja retomando os estudos pra buscar outros caminhos, seja buscando um emprego formal sabe-se lá onde... porque a gente precisará sobreviver.

Eu aqui pretendo mais uma vez recomeçar, aprender alguma coisa boa com essa situação toda. Esse tsunami que tá passando por cima das nossas vidas (e vai deixar um rastro de destruição pra traz)! Porque de cada experiência ainda que péssima, a gente sempre consegue tirar algo de bom...

Nas redes sociais todos os dias já enfrentamos um dilema muito sério... que são as pessoas jogando umas nas caras das outras as suas vidas maravilhosas, seus corpos sarados e seus filhos perfeitos... com essa quarentena a coisa parece que tomou uma proporção ainda pior! É como se a sua vizinha estivesse na quarentena em um resort de luxo (de férias) e você ai cheia de incertezas e dívidas, comendo bife de fígado e Baré Cola.
E na verdade, acredite, ter bife de fígado na mesa nesse momento é um privilégio. Porque tem muita gente que não terá nem isso!

Nenhum comentário: